terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Santa Mãe de Deus.




Maria, mãe de Deus e Nossa Mãe,
A Santa Mãe de Deus (Theotókos) é Maria, uma simples mulher, campesina e trabalhadora, que é filha de Sant'Ana e São Joaquim, Maria têm muitos nomes e títulos, Mas o mais privilegiado é o de Santa Mãe de

Deus, que celebraremos em Janeiro, Dia 01/01/2011, quando à Ela vamos consagrar todo louvor.
Mas o que Maria de Nazaré, tinha para ser escolhida para ser a Mãe do Salvador?
A Resposta é muito Simples: SIMPLICIDADE;

Maria é uma mulher muito simples, que estava comprometida à José, pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Maria disse o "SIM" que fez as Obras de Deus agirem na Terra, o que fez suscitar o Salvador, desde sendo anunciado por S. João Batista, que cantamos no 2º Domingo do Advento:

"Voz que clama no deserto, preparai-lhe um caminho uma estrada para o Senhor"
Essa Estrada é Maria, o caminho para nascer o salvador que Eis que de longe virá; Ele virá em sua Glória para julgar à todos com o cetro de Ferro e Sentará à Direita do Pai.
Desde que Isso era que dizia Isaías.

A Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus é a primeira Festa Mariana que apareceu na Igreja Ocidental, sua celebração se começou a dar em Roma para o século VI, provavelmente junto com a dedicação –em 1º de janeiro– do templo “Santa Maria Antiga” no Foro Romano, uma das primeiras Igrejas marianas de Roma.

A antigüidade da celebração Mariana se constata nas pinturas com o nome de Maria, Mãe de Deus” (Theotókos) que foram encontradas nas Catacumbas ou antiqüíssimos subterrâneos que estão cavados debaixo da cidade de Roma, onde se reuniam os primeiros cristãos para celebrar a Missa em tempos das perseguições.

Mais adiante, o rito romano celebrava em 1º de janeiro a oitava de Natal, comemorando a circuncisão do Menino Jesus. Depois de desaparecer a antiga festa Mariana, em 1931, o Papa Pio XI, com ocasião do XV centenário do concílio de Éfeso (431), instituiu a Festa Mariana para em 11 de outubro, em lembrança deste Concílio, onde se proclamou solenemente Santa Maria como verdadeira Mãe de Cristo, que é verdadeiro Filho de Deus; mas na última reforma do calendário –após o Concílio Vaticano II– se transladou a festa para 1º de janeiro, com a máxima categoria litúrgica, de solenidade, e com título da Santa Maria, Mãe de Deus.

Desta maneira, esta Festa Mariana encontra um marco litúrgico mais adequado no tempo do Natal do Senhor; e ao mesmo tempo, todos os católicos começam o ano pedindo o amparo da Santíssima Virgem Maria.

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo sua palavra"

É desde esse Fiat, faça-se que Santa Maria respondeu firme e amorosamente ao Plano de Deus; graças a sua entrega generosa Deus mesmo se pôde encarnar para nos trazer a Reconciliação, que nos libera das feridas do pecado.

A donzela de Nazaré, a cheia de graça, ao assumir em seu ventre ao Menino Jesus, a Segunda Pessoa da Trindade, converte-se na Mãe de Deus, dando tudo de si para seu Filho; vemos porque tudo nela aponta a seu Filho Jesus.

É por isso, que Maria é modelo para todo cristão que busca dia a dia alcançar sua santificação. Em nossa Mãe Santa Maria encontramos a guia segura que nos introduz na vida do Senhor Jesus, nos ajudando a nos conformar com Ele e poder dizer como o Apóstolo “vivo eu mais não eu, é Cristo quem vive em mim”.

Maria está Disposta para nos servir, mas com o agradecimento devido que Ela sempre mereceu.

In Corde Iesu

Ir. Luís

sábado, 25 de dezembro de 2010

Leituras dia - 25/12/2010

1ª Leitura ( Is. 52, 7-10 )
Leitura do Livro do profeta Isaías:

7Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!”
8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião.
9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém.
10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (97)

V.: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
R.: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e o seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa/ e da cítara suave!/ Aclamai, com os clarins e as trombetas,/ ao Senhor, o nosso Rei!

Segunda Leitura ( Hb 1 , 1-6 )

Leitura da Carta aos Hebreus:

1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas;2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo.
3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles.
5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei?” Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um Filho?”
6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Santo Evangelho ( Jo 1 , 1-18)

V.:O Senhor esteja convosco.
R.: Ele está no meio de nós.
V.: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
R.: Glória a vós, Senhor!

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mais veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade.
15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”.
16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.
18A Deus ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

V.: Palavra da Salvação.
R.: Glória a vós, Senhor.

Homilia:

Neste dia de Natal, Deus vem trazer-nos a paz e a salvação. Ele nos fala diretamente por meio de seu filho, porque sua palavra tornou-se carne e veio habitar no meio de nós. O nascimento do Menino-Deus é o cumprimento das promessas outrora seladas com patriarcas, reis e profetas e, por isso, devemos nos alegrar e exultar, porque o Príncipe da Paz já está em nosso meio, porque a luz brilha em meio às trevas. Deus se torna presente em nossas vidas. Que o Natal de nosso Salvador nos permita alcançar, por meio de uma vida santa, um eterno convívio com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Feliz Natal a todos vós que sois de Cristo, Isto foi que ele nasceu pobre naquela manjedoura e se torna o Rei dos Reis, diante de que todo joelho se dobre ao Seu Nome.
Jesus, de simplicidade se tornou o Senhor dos Senhores, onde vive e reina com o Pai, pois ele escolhe os humildes como caminho para seu plano de amor aqui na Terra, Seu plano sempre foi de querer unificar as pessoas e os mais humildes Ele escolheu como pedaços de sua Obra, Que em tudo começou com essa fragilidade de uma pobre criança.
Amém.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prefácio do Natal do Senhor III

Intercâmbio realizado no mistério da Encarnação.


V.: O Senhor esteja Convosco!

R.: Ele está no meio de Nós.

V.: Corações ao Alto!

R.: O nosso coração está em Deus.

V.: demos graças ao Senhor, nosso Deus.

R.: É nosso dever e nossa Salvação.


Na verdade, ó Pai

Deus eterno e Todo-Poderoso,

É nosso dever dar-vos graças,

É nossa Salvação dar-vos glória,

Em todo tempo e lugar,

Por Cristo Senhor, nosso.


Por ele realizou-se neste dia

o maravilhoso encontro que noz faz renascer,

pois, enquanto o vosso Filho assume a nossa fraqueza,

a natureza humana recebe uma incomparável dignidade;

torna-se de tal modo um de nós,

que nos tornamos eternos.


Por isso,

Juntando nossas vozes ao coro dos Anjos,

Cantemos (digamos) Com alegria a uma só voz:

Santo, Santo, Santo...

Prefácio do Natal do Senhor II

A Restauração de todas as coisas na Encarnação


V.: O Senhor esteja Convosco!

R.: Ele está no meio de Nós.

V.: Corações ao Alto!

R.: O nosso coração está em Deus.

V.: demos graças ao Senhor, nosso Deus.

R.: É nosso dever e nossa Salvação.


Na verdade, Deus eterno e Todo-Poderoso,

É nosso dever e Salvação

dar-vos graças em todos momentos

e portodas as coisas,

proclamando as vossas maravilhas,

por Jeuss Cristo, Senhor nosso.

Ele, no mistério do Natal que celebramos,

Invisível em sua divindade,

Tornou-se visível em nossa carne;

Gerado antes dos tempos,

Entrou na história dos homens

E, erguendo em si o mundo decaído,

Restaurou a integridade do universo

Para chamar novamente ao reino celeste

O homem que se perdera.

Por isso,

O céu e a terra com um novo cântico vos adoram

e nós com toda a multidão dos Anjos,

cantamos (dizemos) alegremente a uma só voz:

Santo, Santo, Santo...

Prefácio do Natal do Senhor I

O Cristo como Luz.

V.: O Senhor esteja Convosco!
R.: Ele está no meio de Nós.
V.: Corações ao Alto!
R.: O nosso coração está em Deus.
V.: demos graças ao Senhor, nosso Deus.
R.: É nosso dever e nossa Salvação.

Na verdade é nosso dever e Salvação
agradecer-vos sempre pelo vosso amor,
Pai de misericórdia,
Deus Todo-Poderoso,
Rei da eterna Glória.

Quando o vosso Filho se fez homem,
nova luz da vossa glória brilhou para nós,
para que, vendo a Deus com nossos olhos,
aprendêssemos a amar o que não vemos.

Por isso,
unidos aos coros dos Anjos,
vos louvamos com alegria cantando (dizendo) a uma só voz:

Santo, Santo, Santo...

Prefácio Do Advento II

A Dupla espera de Cristo. (Nas Férias do Advento 17 à 24 de Dezembro)

V.: O Senhor esteja Convosco!
R.: Ele está no meio de Nós.
V.: Corações ao Alto!
R.: O nosso coração está em Deus.
V.: demos graças ao Senhor, nosso Deus.
R.: É nosso dever e nossa Salvação.

Na verdade, é justo e necessário,
é nosso dever e salvação dar-vos graças,
sempre e em todo o lugar, Senhor,
Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso,
por Cristo, Senhor nosso.

Foi ele que os profetas predisseram,
a Virgem esperou com amor de mãe,
João Batista anunciou estar próximo
e mostrou presente entre os homens.
É ele que nos dá a alegria
de nos prepararmos desde agora
para o mistério do seu natal,
a fim de encontrar-nos em oração
e celebrando os seus louvores.

Por esta razão, agora e sempre,
nós nos unimos aos anjos e a todos os santos,
cantando (dizendo) a uma só voz:

Santo, Santo, Santo...

Prefácio Do Advento I

As Duas Vindas de Cristo. (Até 16 de Dezembro)

V.: O Senhor esteja convosco!
R.: Ele está no meio de nós.
V.: Corações ao Alto!
R.: O nosso coração está em Deus.
V.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus
R.: É nosso dever e nossa Salvação.

Na verdade, é justo e necessário,
é nosso dever e salvação dar-vos graças,
sempre e em todo o lugar,
Senhor, Pai santo, Deus eterno
e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Revestido da nossa fragilidade, ele veio a primeira vez
para realizar seu eterno plano de amor
e abrir-nos o caminho da salvação.
Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez
para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje
vigilantes, esperamos.

Por essa razão, agora e sempre,
nós nos unimos aos anjos e a todos os santos,
cantando (dizendo) a uma só voz:

Santo, Santo, Santo...

Missa do Galo - Leituras

Dia 24 de Dezembro na Missa da Vigília:

Primeira Leitura (Is - 9, 1-6)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.
2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.
3Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã.
4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.
5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.
6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl. 95)
— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!
— O céu se rejubile e exulte a terra,/ aplauda o mar com o que vive em suas águas;/ os campos com seus frutos rejubilem/ e exultem as florestas e as matas
— na presença do Senhor, pois ele vem,/ porque vem para julgar a terra inteira./ Governará o mundo com justiça,/ e os povos julgará com lealdade.

Segunda Leitura (Tt 2, 11-14)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens.12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Santo Evangelho (Lc 2, 1-14)
V.: O Senhor esteja convosco.
R.:
Ele está no meio de nós.
V.: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
R.: Glória a Vós Senhor!


1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.
4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.
9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.
13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Homilia:
A graça de Deus traz a salvação a toda a humanidade. Nesta noite, por meio do Menino Jesus, Deus entra na história da humanidade para dela fazer parte. Isso significa que chegou a salvação para todos que se consideram pobres e oprimidos, além de que Cristo é a Luz dos Povos e de Israel, e também é o mestre e Senhor de Tudo. Na fragilidade da criança, devemos contemplar a revelação de Deus na história de cada um de nós. Neste dia, devemos nos lembrar que Deus se faz humano para nos tornar divinos. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade. Feliz Natal a todos vós que sois de Cristo.
Pois Nesta Noite Santa veio Para Nós o Salvador, como no Salmo,
"Hoje Nasceu para Nós o Salvador que é Cristo o Senhor!"
Ele Veio ao mundo por Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe para propagar a Fé no Reino de Seu Pai aqui na Terra,
Por Isso Cristo nos Motiva nesta noite, como aquele Rei dos Judeus mas pobre ao mesmo tempo.
Pois além disso, "Ele se fez Pobre para Nos Enriquecer"
Amém.