Chego a você e digo, você conhece a Missa Tridentina?e você muitas vezes vai até proclamar aquela frase: -Missa o que?!
Pois é, muitas pessoas, nem sabem direito o que é uma missa diferente de quem já leu este blog; mas uma Missa Tridentina é algo mais do que a missa de Paulo VI ou popularmente chamada, a Missa (que virou Show).
Pois é, muitas pessoas, nem sabem direito o que é uma missa diferente de quem já leu este blog; mas uma Missa Tridentina é algo mais do que a missa de Paulo VI ou popularmente chamada, a Missa (que virou Show).
Como tudo começou ou "origem":Com a morte de Pio IV, foi eleito aos 7 de Janeiro de 1566 e coroado dez dias depois em seu aniversário de 62 anos. Aplicou energicamente as decisões do Concílio de Trento, restabelecendo a moral e a ascese espiritual e combateu fortemente a Reforma Protestante. Com sua bula In cœna Domini reafirmou a legitimidade e supremacia da Igreja Católica e da Cabeça Visível do Corpo Místico, o Santo Padre. Reduziu substancialmente os gastos da Sé de Roma, foi responsável pela publicação do Catecismo Romano e ordenou o ensino da Teologia tomista nas universidades. Ordenou a residência compulsória para os clérigos, regulou os hospícios(instituição católica) e pôs em prática as decisões do Concílio. Com a bula Quo Primum Temporeinstituiu a Missa tridentina, através do estabelecimento do texto oficial da Missa e do Ofício Divino que foram a práxis litúrgica ordinária do Rito Latino até o Concílio Vaticano II. A bula teve por finalidade unificar a Reapresentação do Sacrifício da Cruz e impedir abusos e deturpações no culto sagrado.Em Roma mandou que Daniele da Volterra, discípulo de Miguel Ângelo, recobrisse com roupas a nudez pintada no teto da Capela Sistina. Sua bula De salutis gregis dominiciproibia os cruentos espetáculos das touradas.Conseguiu a duros esforços coordenar os interesses de potências católicas e levá-las à vitória de Lepanto, em 7 de Outubro de 1571. A importância desta vitória, para a defesa de uma Europa cristã, e obtida em circunstâncias militares muito difíceis, levaram o Papa Pio V a instituir naquela data o dia de Nossa Senhora da Vitória, bem como a divulgar, em toda a cristandade a prática da oração do Rosário, cuja origem é tradicionalmente atribuida à apariçãoa Santa Virgem ao fundador da Ordem dos Pregadores, São Domingos de Gusmão.
Acima vemos uma foto de Sua Santidade Bento XVI, celebrando o rito versus Deum, de S. Pio V na Capela Sistina.
Agora eu te pergunto, você paroquiano(a), já pensou em divulgar sobre esta Sancta Missa, em sua Paróquia, conversar com seu pároco, e pedir a ele tomar decisões de pelo menos usar casula e não só estola?
Porque hoje em dia vejo, começa aquela farra toda somente para uma missa as pessoas rolam no chão, pensam que estão no que??!
A Santa Missa, deve ser própriamente dite, feita de tudo que é composto pela Sagrada Liturgia em agrado a Deus.
Segundo a IGMR, a missa tridnetina pode ser "celebrada de frente" - quero dizer, não isso é mentira, foi somente uma metáfora, porque a missa tridentina como se sabe é de costas ao povo e de frente a Deus.
Este "celebrada de frente" quero dizer, se pode colocar no altar móvel, e não fixo, da novus Ordo, o arranjo beneditino, usar casula romana, rezar a missa em latim e usar claro o Missale Romanum typica 2002.
Mas se quiser informações que perto de você haverá uma missa Tridentina acesse: www.missatridentina.com.br.
In Corde Iesu
Ir. Luís
Nenhum comentário:
Postar um comentário