Hoje, vamos aprender com um espírito do Tempo Pascal, como fazer uma Casula, será bem simples, somente siga os passos.
Agora você está pronto para cortá-lo. Pára com isso de uma polegada e meia toda a volta para permitir para a costura.
Em seguido corte o pescoço da casula seguindo o padrão:Então, a partir dos lados centro do pescoço, meça nove centímetros tanto à direita e à esquerda. Mais uma vez, marque estes levemente com o seu pedaço de giz.
Coloque a sua borda, usando as marcas de giz como seu guia. O centro de cada pedaço de bandagem deve ser diretamente sobre a marca de giz. Quando você cortar o galão não deixe desfiado ou irregular conforme as marcas, de ter pelo menos 1mm da risca do giz, quase sobre ele mas para fora, dentro do padrão de 9 cm de galão dos lados para os ombros não ficarem irregulares.
Para o centro de V a casula, sobreponha o galão um em cima do outro se não possuir centro, seguindo a linha do desenho. Não desenhar uma linha no galão, pois menos que você queira lá para sempre!.
Então c
ol
oque a parte superior do centro de bandas durante os dois pedaços.
Agora é tempo para as costuras dos ombros. Para as costuras dos ombros do galão, você vai precisar fazer a mesma coisa. Você terá de dobrar sua parte superior do galão e, em seguida, alinhá-lo no lugar.
Repita esse processo do outro lado da casula.!
Colocado o galão o seu lugar, prenda-o com um alfinete temporariamente, pois será costurado depois, não se esqueça!
Costura:
Costurar o galão da Casula é uma das partes mais difíceis de fazer, porque muitos querem tudo pronto na hora, mas as coisas feitas com pressa sempre tem um defeito.
Você pode tentar alinhavar-lo pela mão, embora eu achei é tão fácil conseguir costurar o galão na máquina do que na mão alinhavando para ser semelhante ao de máquina. O método que nós encontramos é mais eficiente e economiza tempo.Depois de ter fixado seu galão, deixe liso, sem erros na costura, recomenda-se esticar o tecido quando for costurar e certifique-se que esteja em linha reta. Usando um tecido como um projeto irá ajudá-lo para ter certeza que seu galão não está torto.
Então, comece a costurar o galão, puxando-a firmemente no tecido que você vai costurar, senão ele vai se espremer todo no tecido e você perde seu projeto, pois ficará ambos desfiados. Faça como na foto abaixo.
Depois de ter terminado a costura do galão e ter certeza que está reta, mais uma vez de pendure-a para cima e olhe para ela - um das mais importantes dicas de costura. O galão deve seguir a linha do desenho., para não aparecer Às marcas de giz.
Ficará assim, e se quiser siga o post da estola e faça um conjunto.
Dicas importantes finais:
Então você terá que cortar o forro de cetim. Se o cetim é grande o suficiente (pelo menos, 62 polegadas), então você pode cortar o casula de uma só peça. Se o cetim possuí 44/45 centímetros de largura, então você terá que cortá-la em quatro pedaços, como demonstrado abaixo em nossa Casula.
Quando você cortar o forro você vai precisar cortar um centímetro extra além do padrão para permitir subsídios da costura. Então separe corretamnte suas peças em conjunto, tanto no meio e nos ombros.
Então, coloque as suas peças em conjunto. Quando tiver terminado, o forro será semelhante a uma "casca" da casula, só que menor. Porque o forro é de cetim, você deve passar o zig zag ou sua máquina nas bordas do forro para mantê-lo de reto e liso.
Coloque o forro em cima da casula e faça como abaixo:
Então comece a colocar os alfinetes na casula e o forro juntos todo o caminho em torno da bainha. Você vai precisar deixar o forro liso, uma vez que não será tão ampla como a casula. Fazemo-lo desta maneira, para o revestimento não aparecerá no final quando terminar a casula. Siga estas dicas de costura e seu resultado final será uma peça de vestuário profissional.
Então faça todos os pontos ao redor da borda, facilitando o revestimento, quando necessário. Em seguida, vire o lado casula direita para fora e pendurá-lo por 2-3 dias. Isso vai revelar se o revestimento vai descer e não ficar estufado e pode ser visto a partir do exterior, para não aparecer bolhas ou ar que ficou pressionado. Depois de três dias, você estará pronto para bordar à mão (a melhor parte) do decote em conjunto, puxando o forro, quando necessário para não aparecer ao avesso. (Os motivos de bordado podem preceder iguais ao do post da Estola.
Finalizando o Pescoço:
Você vai precisar fazer como se fosse um "tubo" para a gola de sua casula, fazendo o seguinte. Corte uma tira estreita de tecido como na foto de aproximadamente dois centímetros de largura e comprimento suficiente para cobrir todo o pescoço.
Coloque o tecido para baixo do lado errado. No centro da tela, coloque um pedaço fino de um tecido que faça entreletas, que você passa e gruda no tecio de costura pois tem cola. Dobre o tecido ao longo, cobrindo a estreita para costurar para a o tecido de entreleta com um zig-zag. O corte das bordas cruas com tesoura e finalize com zig zag. O produto final deve ser semelhante a que está na foto abaixo.
como se faz o galão depois
ResponderExcluirOlá, Gostaria de Saber se Você Vendem Galões. Pois Irei Fazer um Material que se Precisaria de um. Como Acontece o Procedimento ? Vocês me mandam amostrar dos Galões, ou eu lhe mando algum de minha Preferência ? Ou se Possível algum Site que Venda, Aguardo.
ResponderExcluirEu gostaria muito de ver como faz a casula e os de mais paramentos romanos
ResponderExcluirOnde se encontra este tecido da casula? Não sei o nome, se puder me mandar agradeço!
ResponderExcluirchama tecido litúrgico, caso more em são paulo tem na 25 de março
ExcluirCetim brocado liturgico ou brocado liturgico.
ExcluirEstou iniciando, não nenhuma experiência, qdo vc diz que o pescoço é padrão , como faço pra saber essa medida ?
ResponderExcluirAcho que é só medir qualquer pescoço masculino
ResponderExcluirNão entendi muito bem como fazer a gola do pescoço!
ResponderExcluirPreciso confeccionar casula para a Missa Tridentina, poderia me ajudar?
ResponderExcluirnão exista casula tridentina se voçê pesquisar essa serve e é mais antiga!
ExcluirNão existe Casula para a Missa Tridentina. Qualquer estilo, seja gótico ou romano, serve.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNa verdade, a casula mais adequada para o rito tridentino é a casula romana. Esta casula surge por volta do século XVI, no mesmo periodo que surge a Contra Reforma e implicitamente o inicio da prática tridentina. Essa perdura até o segundo concilio do Vaticano. Hoje em dia ela não é proibida de utilizar (como durante o periodo da missa tridentida não era proibido utilizar as outras casulas), mas a pratica mais comum era essa.
ExcluirDeixo aqui também algumas datas para esclarecer:
- A toga e alva (utilizada desde o inicio da cristandade, até os meados do século VIII);
- A casula canónica (de estilo românico surge por volta do século IX até o século XII);
- A casula gótica (do século XIII até o século XV);
- A casula romana (do século XVI até século XX);
- A casula neogótica (do século XX aos nossos dias, ela utiliza o modelo medieval de construção, mas sofre uma reforma mais modernista, humilde e artistica, os brocados desaparecem e dão lugar a estampados, os bordados elaborados dão lugar a apliques e a fitas pré-feitas).
Espero ter esclarecido algumas dúvidas.
You have taken photos from my website and added them here. The bullion embroideries of the Chalice & Host and the PAX on the purple fabric background are my photos, which I personally took for my own vestment business. The Two Hearts and the Sacred Heart are also from my business website.
ResponderExcluirAchei bem explicado vou tentar fazer para o meu padre da minha paróquia
ResponderExcluiramei as explicação do blogue.
ResponderExcluirNossa! Estou muito feliz pela explicação. Foi muito prazeroso.obg
ResponderExcluirOnde encontro esses bordados?
Boa noite, achei o conteúdo maravilhoso, explicação perfeita. Obrigada.
ResponderExcluir